Sou arquiteto


"Sou arquiteto,...
Aquele que dizem ser engenheiro frustrado,
Decorador disfarçado,
Esquisito, meio pirado,
Às vezes alienado, outras, por demais engajado;
Às vezes de Havaianas, outras engravatado.

Sou arquiteto,
Aquele que chamam de sonhador;
Ah! Pudesse eu ter meus sonhos de volta,
Mas sou ainda um aprendiz na escola da vida;
Dominei a forma, distribuo espaços,
Mas muitas vezes me sinto fora de esquadro,
Perdido em linhas paralelas demais,
Numa escala indefinida.

Mas sou arquiteto.
Sou poeta, E sou muito mais que um sonhador,
Porque possuo em cima da velha prancheta,
Projetos para todos os sonhos;
Casas para abrigar um novo amor;
Caminhos para chegar ao Arco-íris;
E jardins para o aconchego do entardecer..."

Arquiteta e Urbanista Lienne Liarte

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Projeto Arrudas- hovercraft: transporte fluvial

Estes são os primeiros traços da proposta. O projeto tem como objetivo trazer uma alternativa ao transporte público urbano de Belo Horizonte, portanto deve logicamente apresentar vantagens sobre o sistema tradicional, a fim de atrair público e alcançar sua proposta de desafogar o trânsito rodoviário. Uma interessante vantagem seria velocidade, daí nos deparamos com o fato de a grande maioria dos meios de transporte aquático não atingir grandes velocidades.

Porém um veículo anfíbio projetado para fins bélicos mostra-se uma exceção nesse quesito: o hovercraft é capaz de se deslocar tanto em água quanto em terra com velocidades de em média 130 km/h. Também é chamado de aerodeslizador, pois se apoia num colchão de ar.



Tipicamente têm dois ou mais motores separados. Um dos deles é responsável pelo levantamento do veículo ao empurrar o ar para o interior da saia de borracha, chamado de hélice de sustentação.Um ou mais motores adicionais são usados para proporcionar força propulsora para deslocar o barco na direção desejada, chamadas de hélices propulsoras. A direção é determinada pelo uso de lemes.



Comparado a um automóvel de mesmo peso o hovercraft também se mostra superior na economia de combustível porque precisa de muito menos força para se deslocar, pois enfrenta um atrito muito menor. Enquanto o hovercraft atrita apenas com o ar, um automóvel comum teria a resistência do chão também.

Ou seja, uma solução com um provável grande investimento inicial, por outro lado mais rápido e mais barato.

Um comentário:

  1. O hovercraft soa uma opção realmente interessante,algo a se pensar, mesmo que seja uma "viagem" em alguns aspectos. Sugiro que imaginem a dimensão desses veículos, e como eles sairiam e entrariam na água, além das estações onde eles sairiam do rio. Enfim, pensar nos projetos além do próprio hovercraft.

    Profs.

    ResponderExcluir